Friday, March 9, 2018

Sobre o meu modo gráfico

** Sobre o meu modo gráfico **
Eu implemento o jeito mais simples e barato de obter o modo gráfico ...
Vou comentar aqui para o caso de você desejar utilizar o modo gráfico em seu projeto.
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Em resumo:
Estando em modo protegido de 32bit eu volto para o modo real para configurar o modo gráfico via VESA, retornando em seguida para o modo protegido de 32bit mas agora no modo gráfico.
Toda a memória de vídeo é conhecida como LFB, Linear Frame Buffer. No meu caso são 8 MB.
Eu mapeio 4MB da memória de vídeo, que é mais do que a área visível da memória de vídeo. Na minha resolução, a área visível é de pouco mais de 1MB. Esse pequeno espaço é chamado de frontbuffer. Então sobra mais de 6MB de memória de vídeo.
Eu mapeio 4MB na memória RAM . Mas eu uso pouco mais de 1MB, que é o backbuffer. O equivalente á área visível da memória de vídeo.
Eu desenho as janelas no backbuffer e copio do backbuffer para o frontbuffer.
Eu desenho pequenos elementos gráficos no backbuffer e copio esses elementos no frontbuffer também.
Esse modelo é o mais simples e barato que você vai conseguir implementar. O desempenho não é bom, mas está acessível para qualquer um implementar.
>> Na memória de vídeo:
+Total 8MB.
+Mapeio apenas 4MB.
+Frontbuffer de 1,5MB (área visível)
>>Na memória RAM:
+Mapeio 4MB.
+1,5MB de backbuffer.
Precisando de ajuda é só perguntar.
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Ouvi dizer que exite um jeito que tanto o backbuffer quando o frontbuffer ficam dentro da memória de vídeo. Daí é só alternar entre eles. Não sei fazer isso ainda. É muito foda, quando vc aprender vc me ensina.

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